Aqui no IMC você tem o suporte da nossa equipe no cuidado da sua condição clínica, e tem acesso às principais informações sobre ela. Explore a lista abaixo para verificar os sintomas mais comuns de cada condição e os tratamentos oferecidos no IMC.
A agamaglobulinemia é uma doença genética ligada ao cromossomo X, que causa enfraquecimento do sistema imunológico do paciente. Por ser ligada a esse cromossomo, a agamaglobulinemia afeta mais frequentemente o sexo masculino e suas manifestações aparecem já nos primeiros meses de vida, com infecções de repetição. O diagnóstico e tratamento precoces melhoram a qualidade de vida da criança com a doença.
Os pacientes com Agamaglobulinemia podem apresentar infecções:
A anemia ferropriva é a mais comum das anemias e se deve à deficiência de ferro no nosso corpo. Mulheres e crianças são os mais acometidos pela anemia por deficiência de ferro. Suas principais causas são carência nutricional, parasitas no intestino ou durante o período fértil, gravidez e amamentação.
Os pacientes com Anemia Ferropênica podem apresentar:
Tratamento farmacológico:
Para controle imediado da dor
A artrite psoriásica é uma doença inflamatória que provoca dor e inchaço nas articulações em pessoas que têm uma doença de pele conhecida como psoríase. A psoríase é uma doença inflamatória da pele que leva a lesões avermelhadas em placas branco-escamosas. O seu diagnóstico precoce e tratamento da artrite psoriásica são fundamentais para a prevenção de deformidades nas juntas.
Pacientes com artrite psoriásica podem apresentar:
A artrite reumatoide é uma doença autoimune que leva à inflamação de múltiplas articulações de nosso corpo, principalmente em mãos, punhos, pés, cotovelos, joelhos e tornozelos, e também pode afetar pulmões e até vasos sanguíneos. As mulheres entre 50 e 70 anos são mais atingidas pela artrite reumatoide, mas a manifestação da doença pode ocorrer em ambos os sexos e em qualquer idade.
A artrite reumatoide é uma doença reumática na qual nosso próprio sistema imune ataca nossas articulações, levando à inflamação com dor, inchaço e rigidez.
Entre os sintomas da artrite reumatoide estão dor e inchaço em muitas articulações, além de rigidez matinal.
Há diversas opções de tratamento para a artrite reumatoide. A dor e o inchaço das articulações podem melhorar de forma transitória com o uso de corticoides; porém o tratamento mais eficaz é realizado com imunossupressores, como metotrexato ou leflunomida.
Em pacientes que não melhoram com imunossupressores, há a opção da terapia biológica e o uso de pequenas moléculas, como inibidores de JAK. Os principais imunobiológicos utilizados na artrite reumatoide são os agentes anti-TNF alfa, anti-IL-6, inibidores da co-estimulação e agentes anti-células B.
A asma alérgica grave é uma forma agressiva da doença e ocorre devido à inflamação dos brônquios. A asma alérgica pode levar a crises de broncoespasmo (crise de asma) desencadeada por poeiras ou até mesmo por um resfriado.
Os principais sintomas de quem sofre da Asma Alérgica Grave são:
Tratamento farmacológico:
O câncer surge a partir de uma mutação genética, ou seja, de uma alteração no DNA da célula, que passa a receber instruções erradas para as suas atividades. As alterações podem ocorrer em genes especiais, denominados proto-oncogenes, que a princípio são inativos em células normais. Quando ativados, os proto-oncogenes tornam-se oncogenes, responsáveis por transformar as células normais em células cancerosas.
Causas e sintomas
Tratamento
O tratamento do câncer pode ser feito através de cirurgia, quimioterapia, radioterapia ou transplante de medula óssea, imuniterapia.
É a inflamação crônica da pele que causa ressecamento, placas e bolhas com coceira, que pode levar à formação de feridas. Os sintomas de dermatite atópica podem acontecer em qualquer pessoa, mas são mais comuns em bebês e crianças com até 5 anos.
Causas e sintomas
Tratamento
Imunobiologicos : Dupilimumabe
A doença de Crohn causa inflamação crônica em qualquer porção do sistema digestivo, desde a boca ao ânus, mas na maioria das vezes afeta os intestinos. A doença de Crohn acomete indivíduos de ambos os sexos, principalmente entre 20 e 40 anos de idade.
É um tipo de dor de cabeça (cefaleia) incapacitante, de origem genética, caracterizada por uma dor pulsante que afeta um ou os dois lados da cabeça. Os sintomas da enxaqueca podem decorrer da sensibilidade a sons, luz e odores e acompanham náuseas, vômito e dores.
Causas e sintomas :
Tratamento
Biológicos : fremanezumabe, bloqueio, Toxina botulínica.
A esclerose múltipla é uma doença inflamatória que leva a danos na bainha de mielina, recobrindo os neurônios e comprometendo as funções do sistema nervoso central, como a sensitiva e motora. Essa doença evolui em surtos recorrentes e geralmente acomete pessoas com idade entre 20 e 30 anos, de ambos os sexos.
Pacientes com Esclerose Múltipla podem apresentar:
A espondilite anquilosante é uma doença inflamatória crônica que afeta a coluna vertebral, pontos de inserção de ligamentos e de tendões nos ossos e juntas. A espondilite anquilosante pode causar limitações e incapacidade física se não tratada. Homens entre 16 e 40 anos são as pessoas que mais sofrem com a doença.
Pacientes com Espondilite Anquilosante podem apresentar:
A imunodeficiência comum variável é uma síndrome caracterizada pela deficiência da produção de anticorpos no organismo e, geralmente, costuma afetar jovens adultos com idade entre 20 e 40 anos.
Os sintomas que devem ser observados são:
O Lúpus Eritematoso Sistêmico é uma doença inflamatória autoimune que provoca o desequilíbrio no sistema imunológico e pode atingir diferentes órgãos do corpo.
Os pacientes com Lúpus Erimatoso Sistêmico podem apresentar:
A neuromielite óptica é uma doença inflamatória que afeta o sistema nervoso central, principalmente a medula espinhal, e os nervos ópticos, provocando diminuição da visão, dificuldade de locomoção, dormência nos braços e pernas, além de incontinência fecal e urinária.
Deve-se ficar atento aos sintomas:
A osteoporose é uma condição metabólica que se define pela diminuição progressiva da densidade óssea e aumento do risco de fraturas, podendo afetar ambos os sexos, porém sendo mais comum em mulheres no período pós menopausa, devido a perda da produção do hormônio estrógeno.
Pacientes com osteoporose não apresentam sintomas específicos, mas ela pode manifestar-se por:
A polimiosite e a dermatomiosite fazem parte das miopatias inflamatórias, doenças de origem autoimune que causam inflamação nos músculos proximais aos membros, por exemplo, ao redor dos ombros e quadris.
Pacientes acometidos pela Poliomiosite e Dermatomiosite podem apresentar em geral e em específico:
A psoríase é uma doença crônica, não contagiosa, que afeta a pele. O surgimento se dá por fatores genéticos e ambientais, como estresse, exposição ao frio e ingestão de alguns medicamentos. Normalmente pessoas antes dos 30 anos ou depois dos 50 anos são as que mais sofrem com a doença. A psoríase tem grande impacto na autoestima e na qualidade de vida do paciente.
Pacientes com Psoríase podem apresentar:
A Púrpura Trombocitopênica Idiopática é uma doença autoimune que causa queda no número de plaquetas no sangue. Essa queda de plaquetas leva à dificuldade de coagulação do sangue o que pode demonstrar algumas manifestações. Geralmente atinge crianças e mulheres em idade fértil.
Algumas manifestações comuns em consequência da Púrpura Trombocitopânica idiopática nos pacientes são:
A Retocolite Ulcerativa é uma doença inflamatória intestinal que afeta, predominantemente, o intestino grosso e o reto. Geralmente acomete pessoas entre 30 e 40 anos.
A Síndrome de Guillain-Barré é uma doença autoimune que é marcada por inflamação aguda e perda da bainha de mielina dos nervos. Essa síndrome pode aparecer após quadros infecciosos, principalmente intestinais.
Os principais sintomas da Síndrome de Guillain-Barré são:
A Urticária Crônica Espontânea (UCE) é uma doença autoimune que se assemelha a uma alergia e se manifesta em qualquer idade, sendo mais comum entre os 20 e 40 anos. Não há uma causa específica para seu surgimento e pode afetar qualquer parte do corpo.
Pacientes com Urticária Crônica Espontânea podem apresentar:
A Uveíte é uma doença inflamatória que atinge a região da úvea (íris, membrana coróide e até retina) e em alguns casos pode levar à perda irreversível da visão. A uveíte pode ser uma doença isolada do olho ou pode fazer parte de uma doença inflamatória sistêmica ou infecciosa. Geralmente atinge jovens adultos de até 30 anos de ambos os sexos.
Nos pacientes com Uveíte poderá observar:
O vírus sincicial respiratório (VCR) causa uma infecção aguda nas vias respiratórias, afetando os brônquios e pulmões. Geralmente acomete frequentemente indivíduos nos extremos da vida, como bebês e idosos, mas essa infecção também pode ser assintomática. As formas graves da infecção pelo VCR são observadas em bebês prematuros, em crianças com doenças do coração, do pulmão ou que têm deficiência do sistema imune.
É preciso ficar atento aos seguintes sinais clínicos:
Atendemos por telefone ou Whatsapp de segunda a sexta, das 8h às 18h
Faça o seu agendamento, de segunda a sexta feira, das 8h às 18h, aos sábados pela manhã.
CNPJ: 42.935.748/0001-26
Um jeito inovador de receber medicamentos com amor e competência.
Desenvolvido por Advento Design
© 2024 | Clínica IMC. Todos os direitos reservados
Marcar consultas é fácil e rápido.